Para você que deseja uma pele hidratada e cabelos mais fortes, saiba que o óleo de semente de uva pode ser uma excelente alternativa.
Rico em vitamina E, compostos fenólicos, resveratrol e ômega-6, esse óleo vegetal possui atividade antioxidante, antimicrobiana e anti-inflamatória, trazendo diversos benefícios para a saúde da pele e do corpo.
Extraído da semente da uva, geralmente a partir de um processo de prensagem a frio, esse óleo contém uma grande quantidade de compostos fenólicos com grande potencial antioxidante, como flavonoides, carotenoides, ácidos fenólicos, taninos e estilbeno.
Para complementar esse potencial, o óleo de semente de uva contém ainda tocoferol ou vitamina E e resveratrol. Esses poderosos antioxidantes atuam contra a ação dos radicais livres, protegendo a pele de agentes externos e prevenindo o envelhecimento precoce, além de apresentar propriedades neuroprotetoras.
Entre os principais constituintes desse óleo também está o ácido linoleico, conhecido como ômega-6. Com propriedades anti-inflamatórias e nutritivas, esse ácido graxo essencial possui rápida absorção, desempenhando um papel importante para a hidratação e restauração da pele e cabelos.
Benefícios para a pele
O óleo de semente de uva é leve, fluido e suave, facilitando a penetração na pele e trazendo muitos benefícios, como:
- Restauração da função de barreira: o ácido linoleico presente no óleo de semente de uva atua na reparação e no fortalecimento da barreira cutânea (camada mais exposta da pele), garantindo a proteção contra agentes externos e impedindo a desidratação.
- Hidratação intensa: por reduzir a perda de água transepidérmica da barreira cutânea, o óleo mantém a pele hidratada, prevenindo o ressecamento.
- Ação antioxidante: os compostos fenólicos, a vitamina E e o resveratrol atuam na eliminação dos radicais livres e protegem a pele do envelhecimento, do dano oxidativo e de doenças. Ainda, reduz a formação de rugas e linhas finas, aumenta a elasticidade, previne a formação de estrias e celulites, acalma peles irritadas e auxilia no processo de cicatrização.
Óleo de semente de uva para os cabelos
O benefício da hidratação na pele também se estende para os cabelos. Esse óleo vegetal é um excelente hidratante para os cabelos, especialmente para as pontas que ficam mais ressecadas. Também evita a queda de cabelo e a quebra dos fios.
Outro ponto forte é a hidratação do couro cabeludo, sendo muito eficaz para o tratamento da dermatite seborreica (caspa).
Como usar?
O óleo de semente de uva pode ser usado diretamente na pele ou no couro cabeludo para massagem e hidratação. Algumas gotas também podem ser adicionadas em cremes e máscaras de cabelo, para tratamentos semanais, ou no xampu no momento da aplicação.