|
 |
|
Principais propriedades e indicações do óleo essencial de Lavanda:
- Equilíbro fisíco, emocional e mental
- Relaxante e calmante -- ansiedade, estresse e insônia
- Antidepressivo
- Calmante e sedativo sobre o coração -- taquicardia, palpitação e ajuda a baixar a pressão arterial em caso de hipertensão
- Cicatrizante -- queimaduras, feridas, picada de insetos, acne, eczema, psoríase e problemas de pele em geral
- Analgésico -- dores musculares, dors articulares, dores de cabeça e enxaqueca
- Antifúngico e bactericida
- Coadjuvante no tratamento de queda de cabelo
- No escalda-pés, relaxa e revigora pés, calcanhares e tornozelos.
- Fornece alívio em cólicas menstruais e estomacais
Efeitos emocionais: traz calma e tranquilidade. Promove o equilíbrio das emoções, equilíbrio entre ração e emoção. Auxilia na transformação de sensações, emoções e pensamentos (ex: raiva, medo, insegurança, frustrações, etc).
Parece limpar e tranquilizar o espírito, aliviando a irritação e o esgotamento, resultando em uma abordagem mais calma da vida.
|
|
 |
|
Nome científico / botânico: Lavandula angustifolia
Método de extração: destilação a vapor.
Nativa: altas montanhas da Pérsia e Mediterrâneo.
|
Há muitas maneiras de usar os óleos essenciais: em cremes, óleos corporais, massagem, banhos, compressas, escalda-pés, argilas, inalações, etc. Em aromatizadores ambiente, de porcelana, difusor elétrico ou aromatizador pessoal (colar).
A quantidade de gotas varia conforme o modo de uso. Em caso de dúvidas, procure a orientação de um profissional qualificado.
|
|
 |
|
Dica: uma gota no travasseiro antes de dormir para o tratamento da insônia.
- Em áreas pequenas do corpo pode ser aplicado puro sobre a pele (somente uma gota por aplicação).
- Em baixa dosagem (de 0,5%), pode ser usado em grávidas e crianças (exemplo: 1 gota do óleo essencial de lavanda diluído na água da banheira, no banho do bebê)
O óleo essencial de lavanda pode ser utilizado de diversas formas:
Aromatizador de ambiente: 10 gotas
Banhos de banheira: após encher a banheira, adicionar 40 gotas, dissolvidas em duas colheres de sopa de óleo carreador (óleo vegetal 100%puro).
Massagem: 50 a 75 gotas em 100ml de óleo vegetal.
Uso dermatológico no rosto, cabelos e corpo: 5 gotas em uma colher de sopa de óleo vegetal.
|
|
|