O ácido esteárico é mistura de ácidos graxos sólidos, obtidos de matérias graxas, e constituída principalmente de ácido esteárico (C18H36O2, P.M.= 284,47) e ácido palmítico (C16H32O2, P.M.= 256,42).
O ácido esteárico ocorre na natureza como um glicerídeo em sebo e em outros óleos e gorduras animais, como também em alguns óleos vegetais.
É preparado sinteticamente por hidrogenação dos ácidos graxos provenientes de óleos e gorduras, animal ou vegetal, recebendo o nome de estearina.
Em escamas, grânulos ou líquido de cor branca levemente amarelada e odor característico. Aplicado como agente de consistência.
- É biodegradável.
- Não inflamável.
- Não poluente.
- Não tóxico.
Aplicação: agente de consistência, pode ser utilizado em: sabões, detergentes, velas, cremes e loções. Na fabricação de velas, a Estearina adicionada a parafina, faz com que ela se encolha e se solte facilmente da forma. Geralmente é utilizada na proporção de 100g de Estearina para cada 01Kg de parafina.
Armazenamento: deve ser conservado hermeticamente fechado, ao abrigo da luz e calor;
Concentração de uso: sabões e detergentes: máximo 15%, velas: máximo 30%, cremes e loções: máximo 3%;
Solubilidade: 1g é solúvel em 20ml de álcool (leve aquecimento), solúvel em 2ml de clorofórmio, solúvel em 3ml de éter e insolúvel em água;